Menu

COMPORTAMENTO FINANCEIRO

Qual é a sua visão a respeito de sua vida financeira? Está feliz com seus resultados?
Boa parte das pessoas, possuem uma falha na codificação no quesito finanças, que as impede de usufruir de uma vida próspera. Aquelas frases prontas: "dinheiro não traz felicidade" ou "dinheiro na mão é vendaval" trazem um efeito sobre sua vida financeira, expresso por meio de um Comportamento Financeiro.


Você é daquelas pessoas que acham que o dinheiro não traz felicidade? Ou ainda que preciso trabalhar exaustivamente para conseguir simplesmente pagar as contas? Pois é, estes pensamentos tendem a fazê-lo ter um comportamento financeiro nocivo, distanciando-o consequentemente de uma vida financeira saudável. Com isso, estes pensamentos, tornam-se crenças limitantes conhecidas como paradigmas. 

Conforme o Dicionário, o conceito de paradigma é: "s.m. Modelo; exemplo utilizado como padrão a ser seguido; norma". No entanto, este modelo de pensamento que o impulsiona a ter comportamentos correlatos, pode ser modificado por meio de uma reprogramação mental, que estabelece novas conexões neurais em seu cérebro, modificando chamado: mapa mental. Então, vejamos a seguir, alguns itens importantes para iniciar a modificação destes pensamentos e proporcionar novos comportamentos financeiros:

  1. Consciência do problema: não se pode tomar uma atitude diferente, se você não conhecer o estado em que se encontra. Portanto, temer visualizar o estado de sua conta bancária irá somente agravar seu estado de endividamento. Portanto, mude sua postura diante disso e tome as rédeas da situação, fazendo as contas de quanto realmente deve ou precisará para suprir todas as suas necessidades. Analise!
  2. Consumismo desenfreado: é importante questionar-se os motivos pelos quais você compra, ou seja, para suprir necessidades reais, por status ou por compensações emocionais? Tendo clareza acerca do porquê está comprando, é possível identificar novas medidas a serem tomadas, caso seu comportamento financeiro esteja com problemas, provocados por fatores emocionais. Questione-se!
  3. Quanto você realmente ganha: é importante identificar não só quanto se deve mas também, qual valor das entradas mensais que você tem tido. Isto porque, caso suas dívidas sejam superiores às entradas, é preciso identificar um plano B para alavancar recursos financeiros. Mas cuidado: não recorra a recursos de terceiros, como por exemplo, empréstimos bancários, sem antes ter total domínio de sua real situação. Caso contrário, poderá tomar atitudes desesperadas que acarretarão em maiores problemas futuros. Avalie!
  4. Para onde vai seu dinheiro: é preciso que você saiba para onde tem ido seu dinheiro e porquê, assim poderá ter domínio das medidas a serem tomadas. Para tanto, uma dica é: faça um Fluxo de Caixa, que nada mais é que um controle financeiro, podendo ser efetuado por uma planilha de computador ou famoso "caderninho". Com este método, você anotará todo e qualquer gasto que tiver diariamente e no final do mês, confrontará com os valores recebidos, podendo lhe restar um saldo positivo ou negativo, caso suas contas tenham superado seus recebimentos. Além disso, é importante classificar seus gastos em fixos e variáveis, de modo que se suas maiores contas forem de valores variáveis, você poderá reduzi-las economizando, ao passo que se a maior parte for fixa, representa que você precisará tomar uma atitude frente a isto, podendo ser por exemplo, a busca por uma segunda renda. Existem meios de fazer render seu dinheiro e você pode sair do negativo. Pesquise!
  5. Pensamentos positivos e congruência: pensar positivo é importante, desde que você assuma uma postura diferente diante da situação, ou seja, dizer que quer ser próspero mas continuar gastando sem limites não tem congruência entre si. Assim, pensar e agir caminham lado a lado para qualquer situação, que começa a partir do único agente da mudança de sua vida: VOCÊ!

Portanto, tudo isto só será possível, a partir do momento em que VOCÊ identificar seu estado atual e seu estado desejado, ou seja, construir uma vida financeira saudável, demanda que você esteja consciente de seus atos e modifique seus comportamentos para que obtenha novos resultados.

Gostou? Acesse nosso site: www.negociosmetamorfose.com.br

Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta.