Está pensando em abrir seu próprio negócio?
Antes de iniciar, é importante tomar algumas atitudes para projetar sua empresa e visualizar os cenários frente ao mercado. Para isto, recomenda-se que seja feito um Plano Estratégico de Negócios, com o objetivo de estruturar suas metas e objetivos, antecipando o futuro e identificando oportunidades.
O chamado Plano de Negócios (Business Plan), consiste em um documento cujo objetivo é definir de forma ordenada, as perspectivas futuras no estabelecimento de uma empresa.
Para tanto, é preciso que inicialmente, o empresário desenvolva algumas habilidades técnicas e comportamentais para a construção deste plano, que dentre eles, destacamos:
- Habilidades Técnicas: conhecimento do ramo de atividade, finanças, administração, empreendedorismo.
- Habilidades Comportamentais: inteligência emocional, visão de futuro, foco e atitudes positivas, que dentre elas destacamos a congruência entre o pensar e agir, bem como a postura assertiva diante das adversidades.
Com isso, o Plano de Negócios se inicia com o levantamento de dados para a execução das estratégias pertinentes à atividade-fim, de modo que seja necessário o elencar dos seguintes critérios:
- Área de atuação, conhecimento dos produto
- Clientes: público-alvo
- Horizonte temporal
- Principais fornecedores
- Capital de Giro
- Investimento x Retorno
- Posicionamento de Mercado
- Estratégias de Marketing
Mas afinal, por que fazer um Plano Estratégico de Negócios?
Para ampliar o conhecimento das forças e oportunidades que podem ser geradas pela empresa, minimizar os aspectos negativos e enfraquecedores diante das táticas da concorrência e mapeamento das condições para propagação e maximização de seus negócios.
Entretanto, é importante ressaltar que uma vez estabelecido um Plano de Negócios, este se tornará uma bússola para o empreendedor, mas não trata-se de algo imutável, devendo sim, ser reavaliado através de pesquisas de mercado e satisfação dos clientes, análise de indicadores financeiros e outras ferramentas, tendo em vista que o cenário de mercado pode ser modificado por fatores externos que influenciam na tomada de decisões. Portanto, ter um Plano é essencial e reavaliá-lo é vital, para que sua empresa se mantenha saudável e lucrativa.
Entretanto, é importante ressaltar que uma vez estabelecido um Plano de Negócios, este se tornará uma bússola para o empreendedor, mas não trata-se de algo imutável, devendo sim, ser reavaliado através de pesquisas de mercado e satisfação dos clientes, análise de indicadores financeiros e outras ferramentas, tendo em vista que o cenário de mercado pode ser modificado por fatores externos que influenciam na tomada de decisões. Portanto, ter um Plano é essencial e reavaliá-lo é vital, para que sua empresa se mantenha saudável e lucrativa.
Para maiores informações, contate-nos: www.negociosmetamorfose.com.br
Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta.
