Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare",
que significa "partilhar,
participar algo, tornar comum”. Com isso, para que uma comunicação seja considerada eficaz, é importante
que tanto emissor quanto receptor estejam alinhados de tal modo a tornar clara
a informação para que se possa fazer uso dela, resultando na resolução de um
conflito ou simplesmente na transmissão da mensagem.
No
exercício das atividades de um Líder, é comum que este se depare a momentos de
impasses, conflitos ou mesmo situações em que este deve lançar publicamente um
elogio aos seus liderados. No entanto, é importante reconhecer o momento e a
forma em que será feito qualquer comentário de retorno à equipe, para que o
resultado seja satisfatório. A este retorno, damos o nome de Feedback.
Ao analisarmos a raiz da palavra, Feedback é uma
palavra em inglês, que quer dizer: dar retorno, realimentar, dar resposta, criticar,
análise crítica. Desta forma, para que seja lançado um Feedback, é preciso que
o Líder analise antes alguns pontos, tais como: ambiente, envolvidos,
comunicação verbal e não verbal, efeitos, resultados, dentre outros.
Vejamos algumas diferenças:
Feedback
positivo: trata-se de trazer à luz o
que a equipe tem desempenhado, destacando, elogiando e exaltando os pontos
positivos desenvolvidos por cada um. Ao dar um retorno aos colaboradores, o
Líder mostra que está atento, observando e analisando o comportamento de sua
equipe e principalmente que se preocupa e reconhece o bom desempenho da equipe,
proporcionando maior integração, cooperação, motivação e harmonia.
Feedback
negativo: trata-se de destacar, dar
ênfase ao defeito que a outra pessoa tem ou mesmo falhas e erros cometidos. Quando se mostra o negativo
de uma pessoa, a tendência é que esta reaja também de forma negativa como
instinto de defesa. No entanto, há casos em que são utilizados o Feedback
negativo como uma técnica comportamental para provocar uma reação contrária e
afirmativa de quem está recebendo, tendo como resultado a mudança de
comportamento. Mas no dia-a-dia, como o Líder não estará em constante fase de
treinamento e capacitação de sua equipe, o melhor mesmo é que este tenha
cuidado ao proferir quaisquer feedbacks com a consciência de qual reação provocará.
Claro que em alguns casos, é preciso dizer às claras o que foi feito de errado,
com o intuito de que as falhas sejam reparadas. Mas é possível fazer isto, de
uma forma amena e com efeitos positivos, é o que chamamos de Feedback Negativo
com efeitos positivos ou ainda conhecido como Feedback Construtivo, que
trata-se da combinação de ambos, mas com a desenvoltura do Líder no momento de
comunicar o feito.
Em alguns casos, são utilizadas algumas ferramentas já
testadas psicológica, comportamental e gerencialmente, que proporcionam bons
resultados, como por exemplo a Técnica do Feedback Sanduiche, que segue a
sequência de: Elogiar (positivo), Sugerir mudanças (negativo), Reforçar (positivo)
o que já foi feito, como: “Parabéns, você
se destacou na execução desta tarefa! Sugiro que você aprimore ainda mais seus
conhecimentos, busque estar mais receptivo às mudanças para que continue a
obter resultados tão bons como este que conquistou”.
Com isso, notamos que o papel do Líder nesta fase é de
extrema importância a saber: quando falar, como falar, onde falar, para quem
falar e “se” deverá falar para que os comportamentos e ações sejam convertidos
em bons resultados e consequentemente, na boa comunicação e no bom funcionamento
da engrenagem organizacional.
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Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta
