Menu

3 DICAS PARA CONCILIAR MATERNIDADE E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo Feminino
Casa, trabalho, marido, tarefas domésticas, relatórios, compras, empreendedorismo...ah, filhos!
Quantas mães e mulheres empreendedoras, já perderam o fôlego. senão a paciência, durante a corrida entre família e trabalho? Se você está cansada e tomada pelo estresse diário, que tal refletir sobre como seria se pudesse simplesmente, reestruturar tudo isto? Vamos lá...

Desde os séculos XVII e XVIII, quando na França iniciou-se a história do Empreendedorismo, ouvimos que empreendedor é aquele dotado de habilidades como: criatividade, persistência, coragem, inovação e sobretudo muito, mas muito dinamismo. 

Pois bem! Isto serve claro, para todos os gêneros; homens e mulheres. Mas será que foi sempre assim? Sabemos que não! 

Ao longo da história, as mulheres foram persistentes e corajosas ao suportar dores, ultrapassar seus limites e mostrar que eram sim, capazes de marcar presença em diversos cenários, até então protagonizados apenas pelos homens.

No entanto, as atribuições das empreendedoras de nossa história, vão além dos negócios; continuando com as tarefas in home que vão desde is afazeres domésticos até o trato com as crianças.

Para as mães e mulheres empreendedoras de hoje, aqui vão algumas dicas para que consigam conciliar a maternidade e o empreendedorismo, sem sair do eixo emocional:
1-Seja organizada: a organização vai além de arrumar a casa ou a mesa do escritório. Organizar-se diz respeito a facilitar suas tarefas, otimizar o tempo, delegar quando possível e acima de tudo, manter o que já foi arrumado. Isto inclui desde ambientes até papéis de trabalho. Para não se perder nos afazeres, o ideal é ter uma agenda. Isto mesmo, agendas servem para facilitar, portanto, seja uma agenda física ou virtual, tê-la ajudará a se lembrar do que precisa fazer, do que já foi feito ou "cobrar" do funcionário ou do maridão que ficou de ajudar. Mas lembre-se: cobrar demanda jeitinho e muita assertividade. O ideal é fazer a agenda da semana e deixar uma flexibilidade para possíveis imprevistos.

2-Urgente e importante: saber discernir o urgente do importante é algo imprescindível e em todos os setores, principalmente em se tratando de tantas atividades juntas. Empreendedoras costumam ter prazos para executar algumas tarefas para que os negócios sejam bem sucedidos. Portanto, quanto melhor se organizar e identificar o que precisa ser feito e quando, não correrá o risco de acumular tarefas e criar um efeito bomba em sua empresa. No entanto, estamos falando também de uma mãe, que precisa participar da criação dos filhos, por vezes ir às reuniões e ainda auxiliar nas tarefas escolares. Isto é urgente ou importante? Bem, depende: pode ser muito importante, mas por não fazer, pode provocar um distanciamento e se tornar urgente. Portanto, organizar e administrar o tempo para que as urgências não a engulam, é importante!

3-Autoestima: Fazer tudo o que se propõe a fazer nos negócios e para a família, já faz parte do perfil guerreiro da mulher. Mas será que dá tempo de cuidar de si mesma? Muitas vezes, você pode perguntar: "mas pra que tenho que cuidar de mim? Posso ficar pra depois. Tenho coisas mais urgentes pra fazer!" Ok, vamos refletir? Imagine que o corpo humano, é uma máquina e que para seu bom funcionamento, precisa de manutenção, caso contrário, quebrará e ficará parada pelo tempo suficiente ao reparo. Então, imagine diante de tantas coisas, se você adoecer? Como cuidará de tudo isso? Quais as consequências de sua correria? Quem cuidará de você, negócios, filhos? Além disso, não estamos falando apenas de cuidados físicos, mas emocionais também! Se valorizar, se arrumar, se amar, confiar em si mesma, fazem parte do processo de elevação da autoestima, que também precisa de manutenção para que sobreviva. Portanto, incluir na agenda um momento para seus cuidados, faz parte do processo. Não tem um dia todo? Pode ser meio-período! É muito tempo? Ok, que seja uma hora. Uma hora bem aproveitada, pode ser o fôlego que você precisava entre as tarefas e as decisões.

Lembre-se: Cuidar de si, é também uma forma de cuidar do outro. Carpe Diem!

Gostou? Acesse nosso site: www.negociosmetamorfose.com.br

Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta