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3 PILARES PARA O ALINHAMENTO DOS OBJETIVOS PELA LIDERANÇA

Objetivos para Liderança

Você assumiu a Liderança de sua equipe? 
Já sabe como conduzir a situação para obter resultados satisfatórios?
Ao assumir uma posição de Liderança, é essencial o conhecimento de onde a empresa pretende chegar, para que isto seja transformado em metas alcançáveis. Pois bem! Você, como Líder, está alinhado? Como tem comunicado isto a sua equipe?


Ao iniciar as atividades com o posicionamento de Líder, é importante que se compreenda quais objetivos a empresa pretende atingir, para que então seja possível que o Líder estabeleça metas precisas para junto de sua equipe; atingir resultados de modo satisfatório. Dessa forma, destacamos dentro do estabelecimento de objetivos e metas, as seguintes categorias que compõem os 3 pilares de um bom planejamento empresarial para o alcance dos objetivos da Liderança:
  • Estratégico: Objetivos estabelecidos em longo prazo, por administradores e empresários.
  • Tático: Metas desenvolvidas pela Liderança (Gerência e Supervisão) a médio prazo, com embasamento no objetivo estabelecido pela companhia, tendo como objetivo, ser a ponte entre Estratégia e execução, por meio do Operacional.
  • Operacional: Metas fragmentadas em curto prazo, supervisionadas pela Liderança para que com a junção de todas as metas diárias, o objetivo principal seja alcançado.
Ao compreendermos esta dinâmica, nota-se que para que o Operacional desempenhe suas atividades adequadamente, é preciso compreender quais são as regras estabelecidas, bem como, onde se pretende chegar conforme o objetivo estabelecido pelo Estratégico da organização. Desta forma, cabe à Liderança, composta pelo corpo Tático, atribuir, alinhar e zelar para que tais informações cheguem de forma congruente a toda equipe, através de uma Comunicação clara e objetiva.

Com isso, a orientação dos Objetivos, Visão, Missão e Valores da empresa, devem ser prioridade do Líder Coach, implantando em sua equipe, toda esta gama de informações para que possam seguir conforme o estabelecido. Cobrar algo sem que esteja claro às pessoas, é como querer que alguém adivinhe sem que isso seja possível. 

A medida em que todos conhecem o papel de cada um e estão alinhados aos propósitos da empresa, a função do Líder é motivar e efetuar o Follow-up das atividades para que tudo possa sair conforme o previsto.

Por essa razão, destaca-se o papel do Líder, como o responsável por intermediar do “onde se quer chegar” ao “como chegar” e isto, demanda: visão, estratégias, conhecimento, sabedoria, motivação, paciência, persistência, comunicação clara e inteligência emocional. Portanto, desenvolver suas habilidades e competências como Líder, é essencial para o êxito em sua carreira. 

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Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta