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MARKETING PESSOAL: VOCÊ, “O OUTRO” E SUA CARREIRA PROFISSIONAL

autoimagem
“Não me preocupo tanto com o que sou na opinião dos outros,
quanto o que sou na minha própria opinião;
gostaria de ser rico de mim mesmo e não por empréstimo.”
(Michel de Montaigne)

É recorrente o fato de pessoas ao serem submetidas a uma Entrevista de emprego se queixarem do não avanço para outras etapas ou mesmo sequer serem chamadas para o primeiro contato. Para tanto, é importante que você saiba de coisas que os grandes Recrutadores levam em consideração no ato da entrevista para que este ciclo vicioso cesse de repetir em sua vida. Vejamos a seguir, alguns conceitos que se aplicados, mudarão sua vida definitivamente lhe conduzindo a construir uma carreira sustentável através do que chamamos de Marketing Pessoal.

Conceito: trata-se de um conceito muito presente no Marketing de produtos que aplicado à imagem pessoal possui o efeito de uma estratégia utilizada para direcionar os profissionais de qualquer categoria a conquistar e manter sustentável a carreira dentro de uma empresa. Vale lembrar que o uso do Marketing Pessoal também abrange os relacionamentos em âmbito pessoal para que qualquer pessoa tenha consciência e valorização de sua autoimagem fazendo uso das boas maneiras como: saber se portar, se vestir adequadamente, boa comunicação e inteligência emocional. 

Especialista em marcas, Jaime Troiano afirma: “Uma marca é a criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente de seus competidores. Seja único e indispensável”. Assim, listaremos a seguir uma série de pontos a serem trabalhados em sua vida e carreira para que possa obter resultados mais satisfatórios e duradouros.

VOCÊ X “O OUTRO”

Para iniciarmos, responda mentalmente a esta pergunta: “Como você se vê e se valoriza?” e depois, reflita: “Como os outros o veem e o valorizam?”. Na verdade, um dos maiores dilemas de muitas pessoas é justamente não ter uma visão clara de si mesmo e atribuir ao outro o papel de um juiz em pleno julgamento, amedrontando-se defronte às situações mais corriqueiras; sejam entrevistas de emprego, reuniões, apresentações ou mesmo um primeiro contato para o estabelecimento de Networking (ampliação da rede de relacionamentos). Com isso, é comum que a exposição em público seja justamente um dos maiores medos da humanidade que se resumem em: “o que vão pensar de mim?”. No Marketing Pessoal, é essencial que as estratégias a serem adotadas para um crescimento profissional nasçam da pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ. Eis a chave – cada pessoa possui dentro de si a capacidade de desenvolver sua marca pessoal, mas é preciso antes de tudo conhecer suas habilidades, competências e o que há de melhor em si mesmo, bem como reconhecer suas mazelas para a renovação e mudança de atitudes caso seja necessário. Vamos conhecer alguns pontos importantes?

a) Cuide da embalagem: Aparência: a forma como você se apresenta diante das pessoas diz respeito a como você gostaria de ser visto e lembrado. Como você tem se apresentado? Você tem cuidado de sua imagem? Quais lembranças você deixa nas pessoas a partir de sua aparência? Você tem aparentado uma pessoa autoconfiante, decidida e motivada, ou alguém desanimado e resignado diante da vida? Os Trajes também dizem muito de nossa personalidade. Para cada ambiente, relacionando-se com determinados tipos de pessoas é importante escolher adequadamente o que vestir sem exageros, o melhor é compreender que em uma entrevista, por exemplo, cores berrantes e excesso de acessórios serão motivos de uma possível reprovação. Coloque-se no papel inverso e imagine como seria o profissional que você contrataria para representar a marca de sua empresa.
b) Postura Física e Comportamental: além de demonstrar fisicamente autoconfiança e determinação, a postura traz detalhes sobre o comportamento que mostram exatamente o que se pensa sobre si próprio e sobre o outro. Posturas curvadas ou relaxadas demonstram medo e falta de interesse, respectivamente. Lembrar que muitas vezes tempos os primeiros 3 minutos para “vender” nossa imagem nos faz atentos e responsáveis pelo que nos acontecerá nos próximos minutos de conversa. Estar consciente deste papel é tudo!
c) Vocabulário e Conteúdo: independente de qual área se esteja atuando, a linguagem falada e escrita traz um grande poder de atrair ou afastar pessoas. Elegância está atrelada inclusive ao bom uso e domínio do vocabulário que revelam pistas importantes sobre você como: grau de instrução, leitura e nível de consciência. O presente se avalia pela embalagem, mas se o conteúdo não for atraente, a falta de interesse e reprovação é inevitável.
d) Inteligência Emocional e Autocontrole: A tão mencionada Inteligência Emocional tornou-se um dos elementos mais requisitados nos atuais profissionais da atualidade. Além dos conhecimentos técnicos decorrentes de bagagens acadêmicas, a IE tem um peso grande na conquista do emprego dos sonhos. Mas afinal, o que é Inteligência emocional? Trata-se da capacidade de conhecer a si próprio e ao outro, tratando de situações complexas com autocontrole, equilíbrio e resiliência.

Como vimos, a forma como tratamos nossa própria imagem refletirá no modo como seremos vistos pelas outras pessoas que se posicionam feito espelho diante de nós. Todos os dias somos convidados a revermos conceitos e situações em nossa vida pessoal e profissional a partir dos fatos que nos acontecem; e muitas vezes, a recorrência de insucessos são oportunidades de revermos exatamente onde estamos errando e reformularmos a rota sendo diferente e fazendo a diferença. Tudo depende de como você escolherá seguir!

ENTREVISTA x CARREIRA SUSTENTÁVEL

Construir uma carreira sólida que se sustente frente ao mercado competitivo é um dos maiores desafios dos profissionais no desenvolvimento de sua carreira. Para tanto, é importante seguir as dicas já mencionadas, mas acima de tudo reconhecer onde e como melhorar os aspectos falhos do ser. Vejamos a seguir o que os Recrutadores esperam de você após antes, durante e depois de uma entrevista:
  • Antes da Entrevista: A fase primária do processo de seleção começa no ato da montagem e envio do currículo que deverá ter um atrativo para que as empresas queiras conhecê-lo. Coisas como “objetivo de atuar em qualquer área” ou mesmo inúmeras funções em um mesmo objetivo desclassificam o candidato que passará uma imagem de que aceita qualquer coisa, portanto, não se valoriza ou mesmo quem faz tanta coisa, será que faz mesmo? Dessa forma, é importante definir um objetivo sintetizado e coerente com a vaga bem como pesquisar antecipadamente sobre a empresa a qual pretende se candidatar.
  • Durante a Entrevista: É importante lembrar que a avaliação inicia já no contato telefônico. Muitos candidatos queimam sua imagem ao questionar particularidades que serão reveladas no ato da entrevista ou mesmo pecam com o uso incorreto do vocabulário. Ao chegar à entrevista, além dos requisitos básicos previamente listados como: postura, aparência, comportamento e atitude são necessários poucos minutos de conversa para que se compare o conteúdo do currículo ao candidato, trazendo a tona verdades sobre o marketing pessoal empregado nos primeiros passos até a chegada a entrevista ou mesmo descaracterizando o perfil do candidato que pode ter colocado coisas no currículo que não se confirmam diante do Recrutador.
  • Após a Entrevista: Digamos que o candidato tenha sido aprovado e iniciou suas atividades na empresa. É hora de mostrar serviço e fazer jus à imagem “vendida” nas etapas de seleção / entrevista. Espera-se do profissional o domínio das habilidades técnicas e emocionais diante da execução de suas atividades, mas principalmente a consciência da busca constante pelo conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional para que sua carreira se torne de fato sustentável e não temporária, levando-o à ascensão profissional.
Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta