“Não me preocupo tanto com o que sou na
opinião dos outros,
quanto o que sou na minha própria opinião;
gostaria de ser rico de mim mesmo e não por
empréstimo.”
(Michel de Montaigne)
É recorrente o fato de pessoas ao
serem submetidas a uma Entrevista de emprego se queixarem do não avanço para
outras etapas ou mesmo sequer serem chamadas para o primeiro contato. Para
tanto, é importante que você saiba de coisas que os grandes Recrutadores levam
em consideração no ato da entrevista para que este ciclo vicioso cesse de repetir em sua vida. Vejamos a seguir, alguns
conceitos que se aplicados, mudarão sua vida definitivamente lhe conduzindo a
construir uma carreira sustentável através do que chamamos de Marketing Pessoal.
Conceito: trata-se de um conceito muito
presente no Marketing de produtos que aplicado à imagem pessoal possui o efeito
de uma estratégia utilizada para direcionar os profissionais de qualquer categoria
a conquistar e manter sustentável a carreira dentro de uma empresa. Vale
lembrar que o uso do Marketing Pessoal também abrange os relacionamentos em
âmbito pessoal para que qualquer pessoa tenha consciência e valorização de sua
autoimagem fazendo uso das boas maneiras como: saber se portar, se vestir adequadamente,
boa comunicação e inteligência emocional.
Especialista em marcas,
Jaime Troiano afirma: “Uma marca é a
criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos
(plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais
do que apenas diferente de seus competidores. Seja único e indispensável”. Assim,
listaremos a seguir uma série de pontos a serem trabalhados em sua vida e
carreira para que possa obter resultados mais satisfatórios e duradouros.
VOCÊ
X “O OUTRO”
Para iniciarmos, responda
mentalmente a esta pergunta: “Como você
se vê e se valoriza?” e depois, reflita: “Como os outros o veem e o valorizam?”. Na verdade, um dos maiores
dilemas de muitas pessoas é justamente não ter uma visão clara de si mesmo e
atribuir ao outro o papel de um juiz em pleno julgamento, amedrontando-se defronte
às situações mais corriqueiras; sejam entrevistas de emprego, reuniões, apresentações
ou mesmo um primeiro contato para o estabelecimento de Networking (ampliação da
rede de relacionamentos). Com isso, é comum que a exposição em público seja
justamente um dos maiores medos da humanidade que se resumem em: “o que vão pensar de mim?”. No Marketing
Pessoal, é essencial que as estratégias a serem adotadas para um crescimento
profissional nasçam da pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ. Eis a chave – cada pessoa possui dentro de si a capacidade de
desenvolver sua marca pessoal, mas é preciso antes de tudo conhecer suas
habilidades, competências e o que há de melhor em si mesmo, bem como reconhecer
suas mazelas para a renovação e mudança de atitudes caso seja necessário. Vamos
conhecer alguns pontos importantes?
a) Cuide da embalagem: Aparência: a
forma como você se apresenta diante das pessoas diz respeito a como você
gostaria de ser visto e lembrado. Como você tem se apresentado? Você tem
cuidado de sua imagem? Quais lembranças você deixa nas pessoas a partir de sua
aparência? Você tem aparentado uma pessoa autoconfiante, decidida e motivada,
ou alguém desanimado e resignado diante da vida? Os Trajes também dizem muito de
nossa personalidade. Para
cada ambiente, relacionando-se com determinados tipos de pessoas é importante
escolher adequadamente o que vestir sem exageros, o melhor é compreender que em
uma entrevista, por exemplo, cores berrantes e excesso de acessórios serão
motivos de uma possível reprovação. Coloque-se no papel inverso e imagine como
seria o profissional que você contrataria para representar a marca de sua
empresa.
b) Postura Física e Comportamental: além
de demonstrar fisicamente autoconfiança e determinação, a postura traz detalhes
sobre o comportamento que mostram exatamente o que se pensa sobre si próprio e
sobre o outro. Posturas curvadas ou relaxadas demonstram medo e falta de
interesse, respectivamente. Lembrar que muitas vezes tempos os primeiros 3
minutos para “vender” nossa imagem nos faz atentos e responsáveis pelo que nos
acontecerá nos próximos minutos de conversa. Estar consciente deste papel é
tudo!
c) Vocabulário e Conteúdo: independente
de qual área se esteja atuando, a linguagem falada e escrita traz um grande
poder de atrair ou afastar pessoas. Elegância está atrelada inclusive ao bom
uso e domínio do vocabulário que revelam pistas importantes sobre você como:
grau de instrução, leitura e nível de consciência. O presente se avalia pela
embalagem, mas se o conteúdo não for atraente, a falta de interesse e reprovação
é inevitável.
d) Inteligência Emocional e Autocontrole:
A tão mencionada Inteligência Emocional tornou-se um dos elementos mais
requisitados nos atuais profissionais da atualidade. Além dos conhecimentos técnicos
decorrentes de bagagens acadêmicas, a IE tem um peso grande na conquista do
emprego dos sonhos. Mas afinal, o que é Inteligência emocional? Trata-se da
capacidade de conhecer a si próprio e ao outro, tratando de situações complexas
com autocontrole, equilíbrio e resiliência.
Como vimos, a forma como tratamos
nossa própria imagem refletirá no modo como seremos vistos pelas outras pessoas
que se posicionam feito espelho diante
de nós. Todos os dias somos convidados a revermos conceitos e situações em
nossa vida pessoal e profissional a partir dos fatos que nos acontecem; e
muitas vezes, a recorrência de insucessos são oportunidades de revermos
exatamente onde estamos errando e reformularmos a rota sendo diferente e
fazendo a diferença. Tudo depende de como você escolherá seguir!
ENTREVISTA
x CARREIRA SUSTENTÁVEL
Construir uma carreira sólida que se
sustente frente ao mercado competitivo é um dos maiores desafios dos
profissionais no desenvolvimento de sua carreira. Para tanto, é importante
seguir as dicas já mencionadas, mas acima de tudo reconhecer onde e como melhorar
os aspectos falhos do ser. Vejamos a seguir o que os Recrutadores esperam de
você após antes, durante e depois de uma entrevista:
- Antes da Entrevista: A fase primária do processo de seleção começa no ato da montagem e envio do currículo que deverá ter um atrativo para que as empresas queiras conhecê-lo. Coisas como “objetivo de atuar em qualquer área” ou mesmo inúmeras funções em um mesmo objetivo desclassificam o candidato que passará uma imagem de que aceita qualquer coisa, portanto, não se valoriza ou mesmo quem faz tanta coisa, será que faz mesmo? Dessa forma, é importante definir um objetivo sintetizado e coerente com a vaga bem como pesquisar antecipadamente sobre a empresa a qual pretende se candidatar.
- Durante a Entrevista: É importante lembrar que a avaliação inicia já no contato telefônico. Muitos candidatos queimam sua imagem ao questionar particularidades que serão reveladas no ato da entrevista ou mesmo pecam com o uso incorreto do vocabulário. Ao chegar à entrevista, além dos requisitos básicos previamente listados como: postura, aparência, comportamento e atitude são necessários poucos minutos de conversa para que se compare o conteúdo do currículo ao candidato, trazendo a tona verdades sobre o marketing pessoal empregado nos primeiros passos até a chegada a entrevista ou mesmo descaracterizando o perfil do candidato que pode ter colocado coisas no currículo que não se confirmam diante do Recrutador.
- Após a Entrevista: Digamos que o candidato tenha sido aprovado e iniciou suas atividades na empresa. É hora de mostrar serviço e fazer jus à imagem “vendida” nas etapas de seleção / entrevista. Espera-se do profissional o domínio das habilidades técnicas e emocionais diante da execução de suas atividades, mas principalmente a consciência da busca constante pelo conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional para que sua carreira se torne de fato sustentável e não temporária, levando-o à ascensão profissional.
Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta
