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A ARTE DE COMUNICAR BEM



Em que consiste a arte de ser um bom comunicador?

O tempo todo estamos comunicando algo a alguém, seja de maneira direta ou indireta. Comunicar, é a ação de tornar comum alguma coisa, e para que isto ocorra, é preciso ter conhecimento de alguns pontos importantes, para que a sintonia seja suficiente para transparecer uma mensagem sem ruídos.

A comunicação pode ser estabelecida pelo homem de forma verbal e não-verbal. A comunicação verbal, consiste nas formas: falada e escrita, ao passo que na não-verbal, trata-se dos gestos, expressões, vestuários, etc. 

Conforme definição do Dicionário Aurélio, Comunicar é: "1 Pôr em comunicação; 2 Participar, fazer; saber; 3 Pegar, transmitir; 4 Estar em comunicação; 5 Corresponder-se; 6 Propagar-se; 7 Transmitir-se", o que esclarece que em uma conversa entre duas ou mais pessoas, o intuito do emissor da mensagem, é transferi-la na íntegra aos seus receptores. 

Entretanto, é comum ocorrer o que se chama de falha ou ruído de comunicação, que pode ser vista por dois ângulos:
  • Ruídos na emissão da mensagem: ocorridos quando o emissor não está seguro do que fala ou possui um diálogo interno, ou seja, uma espécie de self communication, resultando na falha na expressão com outrém, retendo as informações somente pra si.
  • Ruídos na recepção da mensagem: ocorridos quando o receptor da mensagem ouve mas não assimila as informações por dificuldades em saber ouvir, podendo também serem provocadas pelo self communication.

Contudo, para uma boa comunicação, é preciso que ao falar se expresse com clareza e objetividade o que se espera tornar público além de identificar a melhor forma de captar a atenção de seu ouvinte, que pode se dividir em três tipos:

  1. Visuais: são pessoas que para assimilar melhor uma determinada situação, precisam do estímulo visual para acionar a região cerebral capaz de tornar clara mensagem.
  2. Auditivos: são pessoas que para melhor compreensão, precisam ouvir algo, ou seja, diferente dos visuais, não são ligados a imagens mas sim, sons que transmitam a mensagem.
  3. Sinestésicos: tratam-se de pessoas que para assimilar uma determinada mensagem, precisam "sentir" parte dela, como por exemplo: um sinestésico dificilmente compra algo pela internet, pois não está ao seu alcance tocar ou testar o produto, portanto, este preferirá dirigir-se a uma loja em que possa verificar de perto o produto, além de escolher justamente onde sente-se bem atendido.

Com isso, nota-se que mais do que simplesmente falar, a arte de comunicar demanda do conhecimento tanto de quem fala quanto de quem ouve, com o intuito de que a mensagem transmitida chegue na íntegra e de fato seja compreendida adequadamente. Portanto, conhecer a si mesmo é importante para então compreender que o outro tem suas peculiaridades e que para haver sintonia, é preciso respeitar os limites e perfis de cada um, ouvindo e assimilando a melhor forma de transmitir as mensagens para que se alcance efetivamente a arte de comunicar bem!


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Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta.