O que precisa ser mudado em sua vida? Quando você ouve a palavra Transformação, o que lhe vem à mente? Metamorfose? Mudanças? Novas oportunidades?
Pois bem, por mais belos e positivos que possam ser os resultados das transformações, é preciso destacar aqui os efeitos deste processo tão importante e os caminhos a serem trilhados, antes de iniciar a trajetória. Se você busca desbravar este caminho, seja bem vindo(a)!
Se neste momento, surgisse uma grande tela em branco diante de você e de repente, começassem a ser projetadas cenas de sua história, como seria? Quais cenas você gostaria de manter em seu arquivo mental e quais gostaria de substituir? O cérebro é este armazenamento de imagens; onde são arquivadas as cenas do grande filme da sua vida!
Todos os dias, a Vida nos faz um convite: escolher novos caminhos ou manter-se diante das mesmas cenas experimentadas.
Com isso, a cada vez que nos posicionamos diante das cenas e escolhemos, nos tornamos responsáveis por estas escolhas, devendo assumir quaisquer efeitos que recaiam sobre nós. Desta forma, ao optarmos por novas oportunidades, somos tomados por um desejo ardente por dizer 'sim' às mudanças que nos levam a nos transformar. Mas transformar em quem? Eis então, o momento em que muitas pessoas desistem e acabam escolhendo as mesmas cenas já vividas, por conhecerem já os resultados, temendo o novo por não saber o que exatamente querem, optando por ficar e se conformar com os mesmos acontecimentos de sempre.
Quando não temos clareza do que queremos, certamente, nosso cérebro, responsável pelo arquivo mental, dispara uma série de neurotransmissores que acionam o SAP - Sistema de Autopreservação da Espécie, informando que há perigo a vista, impedindo-o ter Motivação (motivos para entrar em ação) suficientes para iniciar a jornada pelos caminhos da transformação, conformando-se com o que já existe e lhe traz segurança.
Com isso, o que dá sentido à transformação é justamente o MOTIVO pelo qual se almeja mudar, ou seja, não adianta dizer que deseja ser bem sucedido, sem ter definido em sua mente e sentir fortemente o que fará quando chegar a este estágio, tendo em vista que seu cérebro funciona e o impulsiona a ter ações positivas rumo ao seu objetivo, à medida em que isto se torna claro em sua mente.
Portanto, é possível perceber que existem apenas dois caminhos: o da transformação ou da estagnação! Parar e se conformar com as cenas antigas, tem um preço: o de nunca saber como teria sido, se tivesse tido coragem de mudar! Então, ao investirmos em conhecermo-nos, termos metas claras e definidas e um desejo incansável de conquistar os objetivos, só temos uma certeza: nunca mais voltaremos a ser os mesmos, o que claro, implica na dor do "parto para a liberdade" e na quebra de paradigmas para novas atitudes.
Assim, saber onde se quer chegar, é o primeiro passo a essa expansão de consciência e certeza de que a caminhada valerá a pena!
Bom domingo e boa semana!
Gostou? Acesse nosso site: www.negociosmetamorfose.com.br
Juliana Perna é Professional Coach, Head trainer, Contadora com especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Professora Universitária e Poeta.
